Projeto Sacramentum [ 2015 ]

 Sacramentum [2015 - Arte do CD]

Sacramentum [2015 - Arte do CD]

 História  [ Para que este projeto? ]

          Meu nome é Antonio Resende. Sou membro consagrado da Comunidade Raízes de Jessé, cujo carisma é "Despertar o Amor de Deus no ser humano", servindo atualmente como ministro de música. Sirvo também na Paróquia Santa Clara de Assis como ministro de música, ministro da Eucaristia e animador de Pequena Fraternidade. Trabalho com composição/produção de trilhas sonoras para cinema, TV e músicas autorais.      

          No final de 2014, eu queria divulgar uma música que havia feito dedicada ao Arcanjo Rafael. Composta no estilo Épico/Cinematográfico, achei que seria uma boa idéia divulgá-la no Youtube e comecei a pesquisar vários canais. Descobri que esse estilo é muito comum não só em cinema, mas também nos games atuais. Alguns canais prontamente se dispuseram a criar vídeos com essa música, mas ao ver os vídeos prontos, tive uma surpresa. Havia uma clara tendência ao satanismo em vários desses canais, a julgar pela estética e simbolismo das imagens.

Preview do CD Sacramentum [ 2015 ] - Vídeo produzido pelo portal de games espanhol SonoraGamers

          Pensei então em criar um projeto com músicas religiosas nesse mesmo estilo, com o objetivo de evangelizar inicialmente esse público. Coloquei esse projeto em oração e alguns meses depois me veio a inspiração de fazer músicas inspiradas pelos Sete Sacramentos da Igreja Católica. O estilo seria Épico e instrumental. Uma trilha sonora para meditar a respeito dos Sacramentos. Por exemplo, no Sacramento da Confissão, a música iniciaria triste, pontuando o arrependimento até se tornar alegre e leve ao final, após o Perdão de Deus. Não seria música litúrgica, mas apesar disso, seria música de oração.

 Antonio Resende [2014]

Antonio Resende [2014]

          Foi assim que surgiu o CD Sacramentum, com uma música para cada Sacramento. Houve alguns fatos interessantes durante o projeto. Na música do Crisma, me veio a inspiração de fazer algo militar/marcha de exército. O sentido seria o crismando como um soldado de Cristo pronto para o bom combate a que somos chamados. No entanto, isso implicava em um contraste muito forte com as outras músicas do CD, mais suaves. De manhã perguntei a Deus se era isso mesmo que Ele queria e quando fui almoçar ouvi uma criança gritar na rua “Olha o carro do exército, ali, ali!”. Olhei e vi um jipe do exército. Tomei isso como uma confirmação e de fato a música do Crisma segue o estilo militar e contrasta com o restante do CD.

          Existem algumas particularidades nesse projeto. Apesar de ser instrumental, há corais e alguns cantos que não têm sentido do ponto de vista da linguagem. São apenas vocalises, mas creio que abençoados por Deus, uma vez que durante todo o período de composicão e produção, sempre clamei a presença do Espírito Santo. Todo o projeto foi feito misturando sons orquestrais/corais de computador com algumas vozes cantadas por mim. Todas as músicas buscam remeter o ouvinte à  esperança, à transcendência e à beleza, mesmo na tristeza e nas tribulações inerentes a esse mundo.

          Essa é a história do Sacramentum. Sejam muito bem-vindos a essa jornada musical que tanto me desafiou e alegrou ao mesmo tempo. Espero sinceramente que essas músicas possam ajudar, mesmo que de forma pequena e simples,  às almas que as ouvirem a se aproximarem mais de Deus.

A Paz de Jesus e o Amor de Maria,

Antonio